Thursday, March 15, 2007

FEELINGS IN MOTION

Eram 09:15 a.m. quando o David me ligou a perguntar se o seminário podia começar só às 10:30 a.m. Eu respondi-lhe, ainda com uma voz bastante ensonada de quem acabou de acordar, “Yes, no problem”. Mesmo que não fosse preciso, só a essa hora é que chegámos lá. Hoje era o meu dia de conduzir o seminário. Preparei uma apresentação intitulada “FEELINGS IN MOTION”.

Como eu já tinha explicado anteriormente, o tema consiste em abordar os sentimentos e histórias que se cruzam num aeroporto. As pessoas que partem, as que chegam, os momentos de felicidade e de tristeza.
Antes de tudo disse “Hi everyone”, para ter por onde começar. Comecei, então, por explicar o tema, claro. E apresentei o inicio de um filme, chamado Love actually, que mostra imagens passadas na zona das chegadas, no aeroporto de Heathrow. Fala sobre o amor existente naquele espaço.
Para completar, eu própria tinha ido ao mesmo aeroporto fazer as minhas filmagens. Mostrei, então, uma passagem de um momento triste. Uma rapariga a chorar, enquanto se despedia do namorado. Assim, puderam ver os dois lados dos sentimentos que existem num aeroporto.
Para apelar aos pensamentos e sentimentos de quem ali estava, eu distribui, uns cartões que eu fiz, com fotos tiradas no aeroporto. E pedi que os preenchessem com aquilo que eles pensavam ver ali. Que história viam, que sentimentos, o que se passa naquela imagem.
Todos tiveram imagens diferentes, que no final leram alto e passaram o cartão, para podermos, assim partilhar as diferentes historias. Foi muito divertido. E todos foram bastante observadores. Rimo-nos com algumas das observações e partilhamos mais algumas nos cartões dos outros.
No final, eu contei algumas das verdadeiras histórias, pois achei curioso o quão diferente a observação pode ser da realidade. Eu como estive lá, sabia de alguns acontecimento que passavam despercebidos na imagem. O mais curioso é uma foto que aparentemente mostra um casal, que todos pensam estarem juntos. talvez estejam a partir para ferias, e que devem ser casados.

O aparentemente casal

Mas a verdade é que ele não se conhecem. Ela é do Egipto e ele da Índia. Estão neste momento a conhecer-se pela primeira vez, porque o rapaz está a meter conversa com ela, que responde muito simpaticamente.
É tão giro ver como as pessoas observam as coisas.

Bem, depois disto, mostrei a minha entrevista ao segurança do aeroporto, em que ele conta uma história, THE MOST FUNNY STORY HE EVER SEEN, mas que acaba por ser uma história aborrecida, sem muita piada. O que tem imensa piada. Assim, acabei por pedir a eles que contassem histórias por que passaram ou que viram num aeroporto. E foi a conversar sobre o assunto que acabou o seminário.
Acho que foi bastante completo, até porque durou até ao meio dia e meio. Consegui manter uma interactividade com todos, o que não o torna aborrecido, e o David gostou.

Parece que correu bem.

O meu seminario

Esta tarde tivemos a nossa ultima tutoria. Correu bastante bem. O David disse que gostou muito de nos ter cá e que foi também uma boa experiencia para ele, e com certeza para os alunos que conviveram connosco. Pensa que o nosso nível de segurança e profissionalismo com a realização dos projectos demonstram que estamos num bom caminho. Gostou dos nossos trabalhos e da maneira como os desenvolvemos. E apreciou bastante o facto de falara-mos e trocar-mos ideias sobre os projectos com ele, deixando-o acompanhar a evolução do processo.

Uma coisa que foi bastante transparente nesta tutoria foi o quão encorajador é o David. Ele foca-se mais nos pontos positivos do que nos negativos. O que torna os alunos mais confiantes e entusiasmados com os trabalhos e com o design.
É muito bom ter alguém que nos dê apoio e que não nos deixe desiludidos com nós próprios. Quando nos dão força, ganhamos mais vontade de fazer melhor e tiramos muito mais proveito disso.

Esta foi também a nossa despedida. É o ultimo dia de aulas, eles entram em férias e quando voltarem já cá não estamos. Despedimo-nos de quem podemos e convidámos todos a irem visitar Portugal.

O DAVID PROMETEU QUE VAI VER A NOSSA EXPOSIÇÃO DE FINALISTAS E QUE ESTÁ DISPOSTO A FAZER UMA TROCA DE ALUNOS COM A ESEIG NO PROXIMO ANO.