Tuesday, February 20, 2007

Torre de Londres, Shakespear's Globe e Tate Modern

O acordar de hoje foi às 8 da manhã, para desabituar da preguiça. Não foi muito difícil, pois os meus pais estão a dormir no meu quarto, então acabei por ir acordando com eles a andar de um lado para o outro.

Passado uma hora estávamos a sair em direcção a Tower Bridge, onde fomos visitar a TORRE DE LONDRES. Esta é a construção, intacta, mais antiga de Londres. Nela podemos visitar a casa real da idade media, a sala dos prisioneiros, os objectos de tortura e tudo o que tem lugar dentro das muralhas medievais. Tivemos, também, o prazer (ou não) de ver as jóias da coroa.
Não sei para quê tanto objecto de ouro que não serve para nada.

A visita foi muito gira, imaginar a vida medieval e conhecer alguns factos históricos do local. Achei um muito curioso relativo aos corvos. Parece que havia uma superstição que dizia que quando os corvos pousavam no cimo da torre central, significava que o rei ia cair do trono. Então existiam uns guardas que tinham como missão cortar as asas aos corvos, para que não pudessem voar até ao cimo da torre, de modo a impedir a queda do rei.
Não é uma crença muito inteligente, mas temos que dar um desconto por ter sido na idade média.
Hoje em dia, o local, mantém presentes os corvos como atracção turística.

Torre por fora

Torre por dentro

Em seguida fomos até perto da Westminster bridge, mas por engano, porque mais uma vez falhamos a saída do autocarro. Bem, mas aproveitámos para almoçar e depois fizemos um passeio a pé, ao longo do rio. Ao longo daquela margem existem muitos museus e outro tipo de atracões, é um local muito agradável para passear, é pena é hoje ter estado um dia chuvoso e nublado.
No fim da nossa caminhada, encontrámos o que procurávamos, o SHAKESPEARE’S GLOBE. Este é uma replica do teatro que shakespear dirigiu. Curiosamente foi construído por um americano fanático pelo escritor, que resolveu erguer o teatro quando se mudou para Inglaterra.
Visemos uma visita ao museu, e uma visita guiada ao interior do Globe. Foi uma experiencia bastante enriquecedora, para alem de ter aprendido algumas coisas sobre a o teatro da época ainda gostei de saber os pormenores da construção. Este espaço é construído o mais próximo do real, usando os mesmos materiais ou parecido. Sim, porque alguns não são possíveis hoje em dia, ou por questões monetárias ou higiénicas. Mas é bastante giro. É pena não poder assistir a uma peça medieval, pois eles costumam ter, mas apenas no verão. São normalmente peças de shakespear ou inspiradas, que se regem pelas regras da época, como por exemplo, são homens que fazem o papel de mulheres. Na altura as mulheres eram proibidas de representar, então eram representadas por rapazes novos com feições delicadas e vozes finas, ou seja antes da mudança. Era também assim que os actores iniciavam a sua carreira, começavam por ser mulheres. hehe.

Globe por fora

Globe por dentro

Ao lado, está o TATE MODERN, um enorme museu de arte contemporânea, com uma fachada impressionante. Tem um aspecto imponente, com uma torre exageradamente grande que “segura” todo o restante edifício. Esta torre é como que atravessada pelos diversos pisos, onde estão colocadas as exposições.

O Tate

Mas o mais engraçado é que no interior existem escorregas de tubos que são usados para descer de qualquer um dos andares para o rés do chão, escorregando sentados em sacos de pano. Estes tubos eram as antigas turbinas da fabrica que existia anteriormente neste edifício.

Os escorregas

No ultimo andar, o sétimo, existe um bar restaurante com uma vista fantástica sobre a cidade. De noite esta é ainda mais maravilhosa.

A ver a vista e a beber chazinho


Com muita sorte conseguimos visitar tudo o que estava programado. Por hoje já chega, vamos deitar cedinho porque amanhã é outro dia.
Foi um dia muito proveitoso e divertido, mas infelizmente recebi uma má noticia hoje. Soube que a minha gata está a piorar e que o mais provável é morrer. Realmente um mal nunca vem só. Ainda à dois ou três meses atrás morreu a outra gata, e agora esta.